É muito comum as pessoas confundirem Vida Útil com Garantia, inclusive isso já deu muito pano pra manga, como se diz popularmente. Principalmente porque muitas pessoas entendem ser sinônimos, mas na verdade elas tem significados bem diferentes, então o melhor, e entender a diferença entre essas duas palavras antes de começarmos a diferenciar as Janelas de PVC.
Garantia – é o tempo onde problemas decorrentes a defeitos de fabricação podem aparecer e o fabricante se responsabiliza por resolver. No caso de Janelas de PVC normalmente são casos de garantia, apesar de raras, as seguintes intercorrências: perfis rachados ou quebrados (não sob ação de vandalismo/arrombamento), alteração de cor, mudança de porosidade, não funcionamento da Janela, peças ou ferragens que se soltam, entre outras. Fique atento ao termo de garantia que a empresa lhe fornece na entrega das suas Janelas, ele contém os prazos e o que está realmente coberto pela garantia.
Vida Útil – é o tempo que um produto pode ser utilizado, e que sua manutenção tem um custo menor que sua substituição. No caso de Janelas de PVC, é exatamente isso que faz sua vida útil ser tão longa, pois a manutenção quando ocorre tem um custo infinitamente menor que a substituição do produto. Sempre é bom fazer uma comparação: normalmente em janelas feitas de metais (aço ou alumínio) a substituição de um jogo de roldanas custa o equivalente entre 15% a 20% do custo de uma nova Janela, enquanto que o mesmo tipo de manutenção em uma Janela de PVC o percentual cai para 5% de uma nova Janela. De forma simplificada, seria o mesmo que pensar (em uma conta simples) que se a cada 2 anos é necessário trocar as roldanas de uma determinada Janela no primeiro exemplo a Janela teria uma vida útil de 12 anos, enquanto que a as de PVC teriam, no mesmo pensamento uma vida útil de 40 anos (se fosse necessário substituir as roldanas as cada 2 anos também).
Existe uma história, que já está até virando Case, para este tipo de diferenciação, e vamos contar para você entender o que estamos querendo dizer:“Um rapaz se forma e com o seu primeiro emprego compra um carro, zero... Esse carro tem garantia de 2 anos, e nesse período ele faz as revisões na concessionária para não perder este benefício. Por acaso, um dia ele percebeu que seu cinto de segurança estava desfiando, e ao ir a concessionária, teve o dispositivo trocado sem custo algum, por estar na garantia, e se tratar de um defeito de fabricação. Mas, os anos passam a garantia termina e a manutenção na concessionária começa a se tornar mais cara a cada vez, e então o rapaz, agora com outros planos na vida resolve buscar um mecânico de confiança, e faz manutenções paliativas para os problemas que começam a aparecer depois de 5 ou 6 anos de uso... Porém chega o momento, em que o seu amigo mecânico lhe vem com aquela frase “é hora de passar pra frente”, isso significa dizer que talvez seja melhor trocar de carro, pois a manutenção se torna mais cara que a substituição, e aí vem a verdade... A Vida Útil daquele carro acabou para este rapaz... Outra pessoa vai investir menos nesse carro, já de segunda mão, e dará a ele um novo início de cálculo, mas definitivamente sempre tem o mesmo fim, a Vida Útil termina quando se coloca a manutenção e a substituição na balança e se pende para a segunda...”
A Vida Útil das Janelas de PVC é tão maior que de outras janelas, principalmente porque sua manutenção preventiva é extremamente simples e de baixo custo, como apresentado na seção sobre o tema. Outro detalhe importante é que por se tratar de Janelas robustas, com maior valor agregado, e compostas por materiais de baixa corrosão, pinturas ou tratamentos paliativos não são necessários, diminuindo os custos comparativos com outros produtos e prolongando ainda mais a Vida Útil, de um modo geral, podemos dizer que a Vida Útil das Janelas de PVC se aproxima dos 50 anos, porém isto é muito relativo, principalmente na variável uso.Sim, como um carro uma janela que é manuseada por pessoas diferentes a cada dia sofre maior desgaste, fato comum em janelas de quartos de hotéis ou ambientes comerciais. Nesses casos, as janelas são levadas a exaustão de manuseio, muitas vezes de forma incorreta ou sem cuidado. Existem hotéis no Brasil (um dos primeiros mercados das Janelas de PVC por aqui) que já tem Janelas de PVC instaladas a mais de 25 anos em perfeito funcionamento, o que só vem a comprovar que o investimento inicial superior se mostrou rentável com o passar dos tempos. Isso sem levar em consideração as questões de economia de energia com ar condicionado e a satisfação de noites tranquilas de sono aos seus clientes. Na próxima vez que se hospedar em um hotel verifique se as Janelas são de PVC, experimente a diferença.