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Quero Fabricar

Pensando em Fabricar Janelas de PVC?


O interesse do mercado consumidor por Janelas de PVC tem crescido diariamente, muito pelo início da popularização na região sudeste do Brasil (mais populosa do país) e também alavancado pelos resultados nos testes de desempenho e as exigências das novas normas regulamentadoras da construção civil.
Então empreendedores de todo país se deparam com a dúvida: fabricar ou vender Janelas de PVC?
É uma atividade, se bem realizada, que pode ser muito rentável e completar a gama de produtos em algumas empresas especializadas na fabricação de outros tipos de Janelas, mas também pode ser uma forma de iniciar um novo negócio. Para isso separamos em tópicos o que é importante saber antes de se aventurar neste negócio.


1.    Análise de Mercado

O Mercado consumidor

As Janelas de PVC são de conhecimento que atuam principalmente nas classes superiores, isto é, obras de médio e alto padrão, sendo assim aqui não se espera quantidade de Janelas e sim qualidade de atendimento.
Para fazer seu estudo de mercado, comece por avaliar o que as pessoas que constroem casas com mais de 200m² tem utilizado como Janelas em sua região, depois converse com arquitetos, engenheiros e construtores, formadores de opinião e com clientela formada sobre o interesse no produto, e os atuais fornecedores. Também procure entender a demanda, se ela é esporádica ou frequente.



 

O número de construções novas e lançamentos de condomínios residenciais também podem ser bem uteis para entender o potencial do negócio. Lembre-se que a viabilidade não está apenas em o cliente estar disposto a investir em um produto de melhor qualidade, mas também em sua empresa se manter economicamente saudável com a demanda e capacidade atendimento, afinal o transporte para regiões distantes pode não compensar o negócio.



 

Observe por último o marketing necessário, apesar de muitas pessoas pensarem apenas em ações como anúncios em revistas, jornais ou outdoors, ações de divulgação em escritórios de especificadores, participação em grupos de valorização de arquitetura, sites, ações virtuais em redes sociais e mostras de Casas Modelo são importantes para seu posicionamento, faça um levantamento detalhado de todas as ações possíveis.



Após observar todos estes detalhes e ter se definido por fabricar Janelas de PVC é importante seguir alguns passos:

2.    Espaço Necessário para fabricação

Sempre que se fala em fabricação de Janelas de PVC deve-se separar o espaço em áreas de produção e estoque que podem estar conjugadas (unidas) ou separadas. O importante é a integração administrativa seja por meio de softwares de gestão ou planilhas de controle. Separamos aqui os principais espaços necessários.

Galpão de Produção (onde a mágica acontece)
Nele são instaladas as máquinas e os funcionários realizam a atividade de fabricação. Mais a frente vamos ver detalhes sobre as máquinas, mas a setorização é simples:
Corte – Usinagem – Solda – Envidraçamento – Montagens especiais

Considere uma área mínima de 250m² (400m² é o ideal) para estas funções e um pé direito mínimo de 3 metros de altura, sendo 7 metros o ideal.
 

Estoque de matéria prima


Muitos pensam que se trata apenas de almoxarifado, porém quando falamos em Janelas devemos lembrar que os perfis utilizados têm em média 6 metros de comprimento e como já apresentado no subtítulo Estoque de Perfis devem ser armazenados na posição horizontal. Então vamos separar por áreas

Perfis – são utilizadas estantes com o comprimento total do perfil e com suporte inferior evitando assim a flambagem durante o período de estoque. Lembre-se de prever um espaço para peças menores que são vendidas em caixas ou pacotes, como borrachas, rolos de persianas e outros.

Vidros – Normalmente os vidros não ficam em estoque por muito tempo, eles são recebidos e já instalados nas Janelas fabricadas, mas é interessante prever um espaço seguro para armazená-los e transportá-los para a área de uso.

Ferragens – aqui devemos considerar todos os acessórios usados, desde as roldanas e cremosas, até os parafusos, deixe neste espaço também as brocas, motores, fitas de persiana e todo material que pode ser quantificado por obra. A organização neste espaço evita perdas significativas no processo.

EPI’s e ferramentas – O trabalho fabril exige um cuidado especial com a segurança, sendo assim além do vestuário próprio para fábrica, óculos, luvas e protetores de ouvido devem estar sempre disponíveis. As ferramentas de uso eventual, como sopradores quentes, ou furadeiras de impacto também devem ser armazenadas de forma organizada, retornando para este espaço após o uso.

 

Estoque de produto acabado para instalação


Muitas vezes as Janelas só são finalizadas no local da instalação, pelo seu peso ou por detalhes de transporte, mas isso não é motivo para amontoar as peças em um canto de sua fábrica. O primeiro passo é gerar uma etiqueta para cada peça ou peças no caso de peças conjugadas transportadas separadamente. 
As Janelas de PVC não necessitam necessariamente de embalagens especiais para transporte tendo em vista que que sofrem riscos quando em contato com o mesmo material, mas fechaduras e maçanetas devem ser fixadas depois, sendo assim prepare pacotes com estes acessórios e fixe em local visível e padronizado.
Comumente se utilizam cavaletes onde cada obra é colocada e assim se otimiza melhor o espaço. Mas lembre-se que as Janelas de PVC são pesadas então considere cavaletes com bom desempenho para evitar tombamento ou outros acidentes.

3.    Maquinário


É costume dizer que para se fabricar Janelas de PVC são necessárias máquinas caras e de difícil uso. Se compararmos com processos de fabricação de outros tipos de Janelas, que podem ter atividades artesanais, realmente a diferença é imensa. Mas se pensarmos em fábricas pensadas em produtividade, as Janelas de PVC em nada fogem do processo fabril organizado destas empresas.
Agora vamos entender cada uma das principais máquinas e os diferenciais para cada upgrade que pode ser realizado:

Corte de perfil
Trata-se de uma serra para cortar os perfis de PVC exclusivamente. Ele pode ter uma ou duas cabeças, isso é, uma ou duas serras. Assim você pode escolher fazer um corte a cada operação ou dois simultaneamente. É importante considerar o quanto se perde do perfil no corte afinal o valor dado na ordem de trabalho é do corte finalizado, e deve ter precisão de 1mm. Os cortes são realizados em 45º para sua utilização na máquina de solda.

Corte de Reforço
O reforço de aço deve ser cortado em uma serra própria a 90º, consulte o projeto de seu sistema para saber a sobra dele antes do perfil, em média são 12 a 20cm, lembre-se de refazer o tratamento galvânico após o corte.

Corte de perfis adicionais
Aqui entendemos principalmente as lâminas de persianas e alguns perfis como puxadores de alumínio (maior inércia em portas de correr) e caixas e outros. Normalmente são cortes de 90º que podem ser realizados nas serras anteriores, mas como fazem parte de um setor específico, na montagem, não no início da produção é comum se colocar esta serra a disposição no fim da linha de produção.

Corte de travessa ou entestadeira
Apesar de aparecer poucas vezes, não muito comuns principalmente nas portas de giro (balcão). Está máquina não tem sido mais comercializada separadamente como antigamente, agora ela vem acoplada ou na máquina de limpeza de solda ou na bagueteira, depende do fornecedor. Não existe nenhum problema em comprar uma máquina conjugada pois como já citado é baixa a sua utilização

Furadeira de Bancada
Responsável por realizar os furos que vão auxiliar a instalação nos vãos trata-se de uma máquina simples que abre a segunda etapa de produção, tendo em vista que a furação corre em todos os marcos. A exceção aqui é regional, pois como no Brasil temos ainda o costume de usar água em abundância na limpeza das Janelas, muitos fabricantes optam por não fazer a fixação no marco inferior com parafusos, aumentando assim o número de fixação nas laterais e na parte superior. O nosso regionalismo na construção também faz com que algumas fábricas não realizem esta etapa aqui, deixando para os instaladores, pois é comum se deparar com paredes de alvenaria ocas ou de baixa qualidade que impedem qualquer tipo de segurança na fixação. Então se opta por furar primeiro a parede e depois a Janela pronta, muito mais trabalhoso.

Usinagem – Desague
O Desague é realizado em todos os perfis horizontais de marco e folha, e a máquina que realiza este processo deve ser finamente ajustada para não romper a câmara de reforço e expondo o reforço a corrosão. Estes ajustes na sua maioria são manuais, mas existem opções de centro automatizados que realizam a tarefa de forma automática, mais rápida e segura. Evite comprar esta máquina conjugada com a próxima (cremoneira) é uma economia que rapidamente se mostra não compensar, tendo em vista a quantidade de ajustes manuais que tem que ser feitos e assim aumentam a probabilidade de enganos.

Usinagem – Cremona
A fechadura das Janelas de PVC é comumente chamada de Cremona, por esse motivo fica nos perfis verticais da Janela, o que faz sentido separar da máquina de desague para assim ser operado de modo simultâneo e aumentar a produtividade da sua fábrica. Não é uma máquina que exige muita precisão tendo em vista que seus cortes receberão cobertura de peças externas, mas fazê-los de forma manual é pouco aconselhável.

Solda
Aqui existem infinitas possibilidades e variações, desde a opção mais simples com uma cabeça, que para se fazer uma Janela de uma folha maxim-ar por exemplo, deve ser acionada 8 vezes, até opções com 4 cabeças em duas alturas, capazes de realizar 8 soldas simultâneas.
Tudo vai depender de sua necessidade de produção, pois esta máquina é o gargalo de sua produção, afinal ela tem um temo necessário para realizar a operação que varia de 30 a 90 segundo por solda, sendo assim é possível calcular a capacidade produtiva, pois independente de quantos funcionários você tenha, não é possível aumentar o número de soldas por tempo.
Fique atento à espessura de derretimento, ela costuma variar entre 0,2mm a 2mm e deve ser considerada no momento de gerar a ordem de produção. Não é possível saber o que é melhor ou pior tendo em vista que não são visualizados diferenças significativas em ensaios de resistência de solda devido a esta variação, mas é importante que ela seja estável.
Detalhes importantes são a altura da chapa aquecida e a facilidade de reposição do teflon que a recobre no caso de um acidente. Não esqueça de providenciar contraformas especificas para seus perfis e encaixar a cada perfil e garantir a qualidade a cada solda.
No mais siga as orientações já comuns a qualquer equipamento aquecido, só ligue quando for utiliza-lo continuamente, a conta de luz e o meio ambiente agradecem.


Limpeza de Solda
Responsável pelo acabamento visível ao cliente esta máquina funciona com sistema de fresas e facas que retiram as rebarbas geradas no derretimento do PVC durante a solda. Trata-se de uma operação rápida e automática, mesmo nas máquinas mais simples. Em alguns caso se pode optar por opções manuais, semelhantes a retificas, mas lembre-se que um bom acabamento é menos perceptível que um mal acabamento.
Existe também uma opção que estamos vendo cada vez mais frequentemente nas fábricas de Janelas de PVC nos últimos 5 anos ao redor do Brasil, as CNC. Elas reconhecem o perfil automaticamente e realizam o processo com uma qualidade inigualável. O investimento começa a compensar quando se pretende fabricar mais de 30 Janelas por dia.

Corte de Baguetes
Junto com a limpeza de solda esta máquina demonstra também seu acabamento ao cliente, pois os baguetes ficam na parte interna da casa e a olho visto de todos. Esta máquina é bem diferente da bagueteira de alumínio, antes que você pense em aproveitá-la, ela trabalha com duas lâminas simultâneas e inclinadas que vão realizar o corte duplo de 45º, conhecido como bico de pato, semelhante ao feito em molduras de quadros.
As opções com medida acoplada, ou a lazer e corte automático são as mais recomendadas, pois quando se fala em corte de perfil de baguete, 2mm são responsáveis pela perda do perfil, e o custo disto pode ser calculado facilmente.
Invista numa boa bagueteira e nas contraformas que seguram cada baguete, existem opções onde as contraformas não são necessárias pois a própria máquina simula a espessura de vidro que será utilizado. 
Instale está máquina próximo a mesa que será utilizada para envidraçamento assim você evita desprender tempo entre testes e montagem e novos cortes.

É importante considerar a estrutura de apoio também:
Deixamos algumas imagens que vão tornar mais fácil sua compreensão do que estamos falando.

Estantes
Devem ser em número suficiente a sua necessidade de estoque, considerando a sua distância do seu fornecedor e seu fluxo e variedade de consumo de tipos de perfis.

Mesas
Considere pelo menos duas, não grandes nem pequenas, suficientes para que você consiga alcança a peça que está sendo produzida por qualquer um dos lados.

Retalheira
Aproveitar os retalhos de produção é o primeiro passo de eficiência, pois mesmo com softwares de aproveitamento controlados, ainda assim existem sobras. Todo perfil com mais de 30cm (folhas) e 40cm (marcos) devem ser colocados na retalheira e aproveitados. Coloque a sua retalheira ao lado das serras, assim você não vai esquecer de usar.

Cavalete
Usados durante todo o processo, mas de suma importância para a organização das obras acabadas ao fim da produção, em alguns casos podem ter rodízios, que facilita o traposte para a área de expedição por exemplo. Organize as peças das maiores para as menores e nunca esqueça de etiquetar.


4.    Showroom

Talvez o espaço mais importante de cada empresa, não que a fabricação não seja importante, mas é no showroom que a maior parte das vendas ocorre, e é importante entender qual a principal função deste espaço e não economizar em criatividade e bom gosto neste espaço.
O espaço para um showroom é muito relativo, ele não pode ser apertado que dificulta a visualização das peças, mas também não pode ser muito amplo de maneira que pareça vazio, ou uma casa mal-assombrada. Em média quando os showroons são construídos acoplado no espaço da fábrica eles possuem 60 a 80 m², com pé direito de 3 metros. Não esqueça de fazer o isolamento acústico, inclusive no forro, para tornar o ambiente um espaço de vendas e não um puxadinho de oficina.

Caso ele seja instalado em um centro comercial, ou uma loja o espaço depende muito do que se pretende mostrar, aí se faz realmente necessário o manual de exposição, que permite que o vendedor aproveite o máximo as peças expostas e o tempo desprendido pelo cliente. Neste caso é mito comum que as lojas não sejam exclusivas de Janelas de PVC então o tamanho costuma variar entre 15 e 150 m² dedicados ao produto. O importante é apresentar os diferenciais.
 

Todo espaço de atendimento tem que ser confortável, então a qualidade dos móveis, da iluminação e som ambiente são de extrema importância, lembre-se de providenciar espaços com privacidade para conversas de negociação financeira, assim como para visualização de projetos em pranchas impressas ou projetadas. Wi-Fi, carregadores de celular nas mesas, café, água e até um espumante podem ser diferenciais que vão marcar seu atendimento. Não esqueça de personalizar tudo com sua marca, desde as pastas de orçamento até as xícaras, a experiência do cliente deve ser inesquecível.

Os cantos e modelos fazem parte da apresentação do seu produto, afinal a maior parte dos consumidores não sabem como as Janelas de PVC são por dentro então é necessário fazer modelos em forma de cantos. É importante considerar cantos diferentes para cada tipologia, correr, giro, três folhas, e sempre apresentar com o vidro (lapidado para evitar acidentes), assim o consumidor tem a noção exata da função da peça. Caso você tenha mais de uma cor ou acabamento, crie cantos destas cores para aguçar a criatividade e gerar mais um diferencial.

A biblioteca para escolhas. Costumamos chamar de biblioteca tudo que você precisa ter de modelo para apresentar ao cliente durante sua apresentação de vendas. Aí estão além de amostras de cores de vidros e perfis, tipos de arremates e guarnições, persianas, controles remotos no caso de motorização, maçanetas, fechaduras com chaves ou outros dispositivos, em resumo tudo que envolve a transparência na venda.

Entre em contato conosco, temos um programa especial para valorização de Showroom e treinamento de equipes comerciais que vão impulsionar suas vendas, além de desenvolvermos projetos com foco em excelência no atendimento e manuais.

5.    Funcionários


Você pode separar sua equipe de funcionários em 4, sendo produção, instalação, vendas e administrativa. Em alguns casos a produção e instalação são formadas pelas mesmas pessoas, isso vai depender da sua demanda. Separamos aqui as principais atividades de cada uma:

Produção: é responsável pela medição na obra, sim... Como são os responsáveis em transformar projetos em realidade seu trabalho começa entendendo as necessidades e realizando as medidas para a produção. A seguir são responsáveis em cumprir as ordens de produção emitidas pelo setor de orçamentos (que engloba a área administrativa) através de matéria-prima disponível e operação de maquinário.

Instalação: Desde a entrega das peças prontas no local de realização da obra até o perfeito funcionamento de cada Janela, assim como detalhes de acabamento e limpeza são realizados por esses profissionais. Capricho, dedicação e capacidade de lidar com imprevistos são algumas das características que se espera destes funcionários.
 

Administrativa: apesar de parecer simples, pelo pequeno número de fornecedores de suprimentos envolvidos, a atenção para se evitar perdas ou atrasos é de responsabilidade primeira dessa turma. O primeiro a compor é o orçamentista, responsável basicamente por avaliar cada necessidade apresentada pelo especificador ou pela equipe de vendas e transferi-la de forma a gerar custos e valor de venda. Também forma aqui o comprador que realiza contato com fornecedores e acompanha os custos de cada obra, assim como uma pessoa responsável pela organização geral de prazos e contatos entre equipe de vendas, proprietário de obra e demais fornecedores, sua função poderia ser descrita como cumpridor de calendário, se essa existisse.

Vendas: O pessoal do bom humor, é como muitos empresários descrevem as pessoas responsáveis pela captação e efetivação de novos negócios, pró atividade é o mínimo que se espera de um vendedor, na verdade ele deve ser apaixonado não apenas pelo trabalho, mas também, em aprender todos os detalhes do produto e as necessidades de cada cliente. Bons vendedores num primeiro falam pouco, costumam entender a necessidade deles no ambiente, e após despejam seu conteúdo técnico envolvendo o consumidor e realizando o negócio.


6.    Fornecedores

Vamos separar em fornecedores de três tipos: os de rotina, os esporádicos e os de período ou ocasião.

A forma com que você se relaciona com eles pode ser decisiva para seu sucesso então vamos entender quem são eles:

Fornecedores de rotina: são aqueles que estão presentes em todas as obras, basicamente é impossível realizar alguma fabricação sem que exista estes produtos, são eles: perfis de PVC e reforços metálicos, ferragens (acessórios) e vidros. A quantidade de cada um deles na sua carteira de fornecimento pode variar de acordo com a disponibilidade, distância, tempo de fornecimento e capacidade de atendimento a demanda (principalmente em obras especiais). O contato pessoal e frequente com eles deve ser pautado pela confiança e credibilidade, escolha cada um deles com cautela.

Fornecedores esporádicos: são aqueles que nem sempre estão presentes, mas que devemos conhecer seus produtos e serviços no caso de uma demanda, são eles os fornecedores de motores e automação, vidros em tamanhos ou especificações especiais, EPI’s, silicones e selantes e ferramentas. De maneira geral você entra em contato com eles 4 a 10 vezes por ano, e eles podem estar localizados bem longe de sua fábrica, mas com capacidade de logística para atendê-lo. Para conhece-los normalmente a visita em feiras do setor ou indicação é o melhor caminho.

Fornecedores de ocasião: são aqueles com quem você realiza compras muitas vezes apenas uma vez, mas nem por isso merecem menos atenção, normalmente o valor líquido desprendido na compra é bem significativo então fique atento. Entre eles estão os fornecedores de máquinas, mobiliário e ferramentas pesadas. Uma boa dica aqui é saber quem já está trabalhando com tais produtos e pesquisar a satisfação, verifique muito além do preço, a capacidade de atendimento de sua demanda e se você será atendido como um cliente especial, ou apenas mais um número do sistema ou uma foto no WhatsApp do vendedor. Fique atento aos detalhes e se desconfiar não abra a carteira antes de encerrar todas as dúvidas.


7.    Marketing

O mercado está se adaptando às novas demandas do seu público e com isso as propriedades de alto padrão vêm se popularizando em condomínios fechados. Por essa razão, as propagandas feitas para este tipo de cliente precisam ser muito bem segmentadas e diferenciadas.
O setor de luxo tende a sofrer menos com o impacto de uma crise, tendo em vista que seus clientes, em geral, possuem maior estabilidade financeira. Portanto, a conjuntura é perfeita para quem quer trabalhar no segmento de Janelas de PVC.


Para montar seu plano de marketing é importante:


Identificar hábitos de consumo
Identificar os hábitos de consumo dos clientes de alto padrão é essencial para descobrir o perfil desse público e, então, adequar as estratégias de marketing para suas demandas. A classe A, por exemplo, tem costumes e rotinas muito específicas. Está arraigada nos consumidores de alto padrão a cultura de ler bons livros, ouvir boa música e da gastronomia, por exemplo. Nos dias atuais, os cuidados com a saúde e o bem-estar também andam sendo muito buscados. O vendedor inteligente e estratégico, portanto, precisa reforçar esses aspectos na divulgação de sua empresa, fortalecendo sua marca pessoal.

Destacar a Exclusividade
Pessoas interessadas no mercado de alto luxo certamente querem a exclusividade desses itens, afinal não faria sentido investir grandes quantias em algo que seja completamente ordinário e comum no meio que convivem. Por essa razão, você, precisa se valer dessa arma, seja e mostre ser o mais exclusivo possível. 

Reforçar o valor agregado
Janelas de PVC trazem consigo alguns itens que agregam muito valor, afinal o desempenho e as muitas possibilidades de tipologias e cores são grandes diferenciais. Os grandes empreendimentos precisam disto, apresente diversas facilidades, que devem ser ressaltadas no momento de fazer o marketing.

Fazer parcerias com celebredidades
Sim, isso é possível, e as celebridades atendem pela profissão de especificadores. Eles ditam as regras aos seus clientes e seguidores. São pessoas com projetos de grande relevância, prêmios nacionais e internacionais, participação ativa em entidades de classe e claro, mostras de arquitetura e decoração. O importante é ser o queridinho dessas celebridades.

Por fim antes de falara em preços ou comparações pense em como o seu produto pode fortalecer as ações mais importantes aos consumidores de luxo.
Saiba o que eles valorizam:

  • artesanato;
  • conhecimento refinado;
  • desempenho;
  • exclusividade;
  • hedonismo;
  • herança;
  • status social;
  • tradição;
  • valorização pessoal.


8.    Diferenciais

Lembre-se que você oferecer ao mercado diferenciais para se sobressair da concorrência. Entre eles o principal é a qualidade de seu atendimento e sua formação técnica no assunto. É muito ruim ser atendido por uma empresa que claramente não sabe o que está fazendo e a todo momento hesita se está certa de conseguir atender as necessidades do cliente ou não. Outros diferenciais ficam por conta da valorização de sua marca pessoal, seja nos uniformes e frotas personalizados ou nos eventos e pessoas que frequentam seu showroom. 

Lembre-se que a equipe da Minha Janela de PVC pode lhe ajudar a criar uma identidade única que será reconhecida e solicitada pelos compradores, entre em contato conosco e peça uma avaliação de situação.

Entre em contato com nossa equipe
 

 

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