Quer vender mais?
Não existe muito segredo para conseguir vender mais, é necessário dedicação e atenção aos detalhes...
Invista de forma consciente, e selecione os melhores gastos, seja com capacitação, seja com marketing ou eventos.
Elencamos aqui as suas prioridades de investimentos para fazer de sua empresa uma campeã de vendas:
Marca Própria
Desenvolver uma marca para trabalhar as Janelas de PVC é primeiro passo, se sua empresa é nova pesquise e invista em um nome com boa sonoridade, fácil de escrever e simples de Tag’ar. Caso já seja existente com anos de história você pode optar por apenas acrescentar mais um produto, sempre cuidando para que o público entenda os diferenciais deste negócio. Outra forma é optar por criar um Grupo onde uma das empresas é responsável por desenvolver o segmento de Janelas de PVC, desta maneira você acaba gerenciando melhor a segmentação, mas perde tempo até fortalecer a marca.
Lembre-se que é importante verificar as questões legais e muitas vezes vale a pena investir no registro da marca, diferente de patentes no Brasil o registro de marca costuma demorar menos de um ano, e já entra em vigor nos primeiros meses, solicite registro para marca e logo, assim você fica tranquilo.
Escolha uma cor ou um conjunto básico delas. É muito comum se utilizar as cores em tom de azul e verde para marcas de Janelas de PVC, isso é uma tendência Europeia do segmento, mas você corre o risco de ser comparado a outras empresas da sua região, por isso, como seu negócio muito provavelmente sofrerá com a concorrência seja criativo e busque cores que tenham a ver com a personalidade que você pretende imprimir a sua empresa.
É possível fazer a criação de logos extremamente elaboradas, porém lembre-se que ela deverá ser replicada em documentos, uniformes, plotagens então linhas básicas que formam desenhos em 3D são interessantes ou mesmo letras que se complementam. Existem sites de designers especializados neste tipo de trabalho, são rápidos, profissionais e acessíveis.
Showroom
Se levarmos ao pé da tradução é a sala de apresentação, e é isso mesmo que você deve fazer deste espaço, um espaço para a apresentação de sua empresa, sua marca e seus diferenciais. Existe algumas normas básicas, como, estar sempre limpo e com cheiro agradável (muitas empresas desenvolvem aromatizantes específicos para o ambiente de vendas), também deve possuir comodidades como Wi-Fi, Salas reservadas para apresentação de projetos e claro, bebidas como café e água não podem faltar.
A climatização é muito importante, nunca deixe para ligar o ar-condicionado só quando o cliente chegar, todo desconforto pode atrapalhar o interesse dele.
Outro tabu é o horário de funcionamento, isto é muito importante. Sempre se diz que para vender não tem hora, então se você realmente investiu neste espaço abra-o sempre que o cliente se dispuser a visitar, pois se seu tempo é precioso valorize o do seu cliente também, e entenda as necessidades dele, quanto mais exclusivo for seu produto mais você precisará atender seus clientes em horários alternativos.
Use peças que proporcionem a vontade do cliente em inovar, querer mais. Nesse sentido estão as janelas coloridas, grandes, com aberturas inovadoras e automatizadas. Coloque no seu showroom tudo que sai do convencional, lembre-se que mesmo que o projeto seja simples, é bom conhecer toda a capacidade da empresa que vai executá-lo.
Faça eventos contínuos no seu espaço, tudo é motivo para festa, reunir os arquitetos numa tarde para uma conversa com um parceiro de negócios, uma palestra técnica ou mesmo um happy hour na sexta a tarde para os construtores. Nunca perca a oportunidade de usar seu espaço, cursos de vinho, degustação de doces, chás e aromas, tudo mais que esteja ligado ao requinte de seus clientes e especificadores. Prepare o calendário com antecedência e crie o interesse, com certeza será um sucesso.
Site e mídias sociais
Sabe aquela frase: “se não estiver no Google não existe”, é mais ou menos isso com a internet. Infelizmente as listas telefônicas e cartões de visita estão cada vez mais raros no dia a dia, o cliente quer digitar seu nome no buscador, encontrar seu site, seu contato, seu celular, tudo. E tem que ser na hora. Então tenha um site sempre bem ranqueado no Google e responsivo (que se adapta a leitura no celular). Existem técnicas de marketing digital para este trabalho.
As mídias sociais também merecem atenção especial, entender para que cada uma funciona é fundamental para atender todos os públicos consumidores. Abuse das postagens e compartilhamentos de conteúdo. Se diz que um conteúdo quando compartilhado com as Hashtag (#) vale muito mais que qualquer outro marketing, pois você aparecerá em buscas com mais facilidade.
Facebook e Instagram estão entre as mídias favoritas do nosso setor, manter seu perfil atualizado e com respostas rápidas nestas redes é de suma importância, coloque avisos para realização de postagens importantes como dia dos pais, aniversário da sua cidade e outras datas, pois em cima da hora nunca ficará bom, pense sempre antes.
Pesquise clientes, siga locais como os condomínios próximos a você, os escritórios de arquitetura e as lojas que normalmente complementam seus produtos como tapetes, móveis, pedras, se tiver obra nova com certeza alguém irá postar e você pesca o peixe junto.
Material personalizado
Quando se fala em personalização o céu é o limite, afinal tudo pode ter sua marca, desde a placa de sinalização do seu showroom, até a caneta usada para assinar os contratos. Nunca será demais, ao contrário do que se pensa, o cliente vê isso com bons olhos, e se você costuma atender outros empresários eles vão perceber, por experiência própria que você se preocupa com cada detalhe do seu negócio, e não vai querer atende-lo de forma a sujar a imagem que está construindo.
Entre as possibilidades de personalização se torna quase obrigatório:
uniformes para equipes, administrativo, fabricação, instalação...
frota de automóveis caso exista
placas fixadas na frente das obras marcando seu território nas construções
material de escritório, pastas de orçamento, canetas, mochila, e até o capacete para visitar as construções
Brindes para cada ocasião, dia do construtor, arquiteto, finalização de obra, fechamento de contrato, visita ao showroom... Nunca deixe uma pessoa sair de mãos vazias.
Capacitação de equipes
Se diz que um povo evoluído é um povo que investe em educação, e podemos extrapolar que uma empresa de sucesso é aquela que capacita sua equipe.
Vendedores bem treinados e conscientes de suas funções e limites fazem com que cliente recebe segurança na compra.
Orçamentistas experientes tendem a realizar projetos com aproveitamento de materiais e fornecendo mais do cliente esperava pelo preço ofertado.
Dentro da fábrica, a valorização de cada etapa e da produtividade podem fazer diferença nos prazos, na qualidade e acabamentos das janelas produzidas.
A equipe de instalação deve estar atenta aos detalhes, não só com o acabamento e o respeito por estar na casa na cliente, mas também saber lidar com imprevistos e clientes ansiosos que gostam de verificar cada detalhe.
Nós podemos lhe ajudar em investir nesta fase entre em contato.
Retorno imediato
Parece óbvio, mas se você quer vender tem que chegar antes... Nunca deixe seu cliente esperando, cobrando um orçamento ou um retorno, é uma situação que faz você perder muito.
O cliente sempre vai pensar se ele demora para me atender antes de vender imagina se comprar desta empresa. Coloque avisos em suas redes sociais e caixas de e-mail para sempre receber notificações de contato, esteja alerta e o mais importante nunca julgue o livro pela capa, é muito comum clientes de projetos gigantes pedirem orçamento de apenas uma peça para testar seu serviço então esteja sempre alerta e prestativo.
Siga padrões de atendimento e documente os processos assim não corre o risco de fazer uma oferta e depois muda-lo dando ao entender desorganização ou despreparo. Recorde-se que você trabalha com um produto que envolve tecnologia então dê o exemplo e mostre toda sua capacidade desde o primeiro momento.
Visibilidade global
Fortaleça sua rede de contatos, afinal apesar de hoje estarmos num mundo digital e globalizado, as indicações e o boca a boca ainda estão muito presentes, nem que sejam através de grupos de WhatsApp.
Ter um mailing de noticias e novidades, assim como participar de grupos que desenvolvem e fomentam arquitetura e construção na sua região fazem com que sua empresa ganhe visibilidade rapidamente. Faça questão de valorizar cada profissional e cliente, dê a ele toda atenção e marketing. Divulgue seu trabalho exaltando cada projeto, valorizando os diferenciais. Com o tempo você irá criar um portfólio e um histórico que vão falar por si mesmo.
Participe de eventos, desde os acadêmicos como as semanas de formação técnica nas Universidades até mostras e prêmios internacionais, não perca oportunidades, e sempre estude a viabilidade tirando todo proveito dos contatos gerados. Lembre-se de que a noite as coisas acontecem então cuide de sua saúde e esteja disposto a participar de tudo isso em nome do sucesso e crescimento de seu negócio.
As feiras de construção são um capítulo a parte neste item, afinal toda empresa que investe num stand deve estar preparada a atender uma grande demanda de orçamentos e atendimentos logo na sequencia do evento, e também a estar sempre presente pois trata-se de uma rotina de captação que fará parte do seu calendário de marketing, esteja preparado.
Se você gostou e pensa em levar cursos para seus vendedores entre em contato conosco e solicite uma proposta.