Muitas vezes ouvimos dizer que as Janelas de PVC são limitadas na questão de criação por serem só brancas... isso não é uma verdade, as Janelas de PVC podem ser de qualquer cor, inclusive elas podem receber capas metálicas para ficarem idênticas às de alumínio, ou ainda lâminas que imitam madeira ou propriamente madeira em alguns casos. Essa coloração pode ser apenas externa, para seguir uma solicitação de design ou projeto específico de fachada, interna e externa, inclusive com cores diferentes, e também é possível ter o perfil com pigmentação. Porém sugere-se proteção extra quando se usa perfis pigmentado, isto é, caso o perfil seja preto é interessante uma camada extra de tinta ou uma lâmina da mesma cor, na parte de maior exposição UV.
Sim, mas e depois de escolhida a cor de uma Janela de PVC é possível mudar? Trocar a lâmina de recobrimento ou pintar... muitos diriam que não, mas sim é possível mudar a cor ou a lâmina de Janelas de PVC já instaladas, inclusive isso já é uma realidade fora do Brasil. Da mesma maneira que se solicita a pintura de janelas de madeira ou aço, é possível fazer a pintura de Janelas de PVC, o que deve se buscar é a tinta especifica para este tipo de serviço, e seguir as instruções para realização. Normalmente estas tintas tem garantia de 5 a 7 anos para a América Latina, e são uma boa opção para retrofit por exemplo. A escolha da cor da tinta é sempre baseada na escala Ral, uma escala alemã que define os tons de cores, e facilita a sua padronização e repetibilidade.
O que é ral?
Em 1927 o ReischsAusschuss für Lieferbedingungen um Gütensicherung, que é uma comissão alemã para definição de normas técnicas criou uma coleção com 40 tons de coresm denominado RAL 840 a fim de padronizar a descrição de cores na indústria em geral. Em 1930 o sistema foi revisado e renomeado para RAL 840R, sofrendo então apenas em 1961 uma nova revisão em função da adição de novas tonalidades ao conjunto tornando-se RAL 840 HR. Hoje o termo RAL é usado para designar a tabela atualizada de cores e é destinada não só a indústria, mas também os mercados de artes gráficas e sistemas digitais.
Amarelou?
Ainda existe um preconceito muito grande com a questão do amarelamento das Janelas de PVC, e infelizmente isso aconteceu muito frequentemente no início do trabalho com essas janelas aqui no Brasil. Mas antes é preciso entender como funciona o PVC para exposição externa (janelas).
A primeira questão é saber que “PVC não é tudo igual”, as empresas têm liberdade para fazer sua mistura, e colocar a quantidade de aditivos e estabilizantes baseados em suas pesquisas e necessidades, então cada marca ou lote pode ter uma quantidade diferente de aditivos, consequentemente uma reação diferente às intempéries.
O calor e o sol não são os únicos responsáveis pela alteração de cor, muito pelo contrário, o frio (abaixo de 10°C) também é um agente importante na degradação do produto, pois ele tende a sacrificar o produto. Isso é percebido em Janelas instaladas em regiões de grande amplitude térmica (inverno e verão definidos e rigorosos) pois elas tendem a sofrer mais rapidamente a ação UV.
O Brasil tem uma das maiores incidências UV, em zonas habitadas do mundo (A Antártida é a líder mundial). Ficando atrás da Bolívia, Colômbia, Chile e Austrália, tanto que, por aqui, as sociedades médicas orientam evitar a exposição prolongada no período de verão entre 10h da manhã e 3h da tarde... E importante é entender que ação UV não tem relação direta com temperatura (do termômetro), podemos ter a mesma temperatura 30°C aqui e na Europa durante o verão, porém a pele, sem proteção, sente os efeitos da vermelhidão muito mais rápidos por aqui, os turistas que o digam...
Voltando as Janelas, a mais de 30 anos ainda não existiam estudos na América Latina que apontassem esta diferença entre a incidência UV aqui e lá, e o que se fez foi utilizar perfis de PVC com misturas que funcionavam muito bem no hemisfério norte em nosso país, dando origem aos problemas... Não era clara a necessidade de um extra de dióxido de titânio (principal composto de proteção UV), e os problemas começaram aparecer, tanto em Janelas importadas como nas nacionais, pois seguiam as sugestões de misturas do exterior.
Mas, foi questão de tempo a se entender os motivos e fazer os ajustes necessários nas misturas, mas infelizmente a lenda já havia se estabelecido.
Mas o que faz uma janela de PVC amarelar?
Na verdade, são três fatores que se encontrados unidos é certeza o problema aparecer:
- Frio
- Radiação UV alta
- Janela sem proteção UV
Os dois primeiros fatores infelizmente não estão sob nosso controle, ainda mais quando falamos de cidades como Curitiba, ou Campos do Jordão, que tem 4 estações no mesmo dia, o que torna o ambiente extremamente agressivo, mas a proteção UV faz com que mesmo com o passar das décadas o PVC se mantenha estável e branco como a neve.
Radiação Solar
A radiação solar é uma onda eletromagnética curta e a principal fonte de energia do planeta Terra. Devido à movimentação do nosso planeta ocorrem variações na intensidade da radiação ao longo dos dias. O seu espectro varia do ultravioleta, passando pelo visível, até o infravermelho.
A entrada de radiação nos ambientes internos permite o aquecimento e a iluminação dos ambientes. A radiação que atravessa a atmosfera e atinge a superfície terrestre distribui-se aproximadamente nas seguintes proporções:
- ultravioleta de 1 a 5%,
- visível de 41 a 45%
- infravermelho de 52 a 60%.
A radiação ultravioleta (UV) é a principal responsável pela degradação de muitos revestimentos da construção. Nas grandes cidades, é comum encontrar ruas que recebem os raios solares apenas durante algumas horas do dia. Isso ocorre porque os raios solares são barrados pelos altos edifícios. Como consequência, em cidades de clima úmido é possível perceber que as calçadas de pedestres estão constantemente úmidas podem ser fonte causadora de acidentes de queda.
Os raios solares são capazes de colocar em funcionamento inúmeros dispositivos, entre eles aquecedores de água potável e de ar, tanto residenciais quanto comerciais, gerador solar de energia elétrica, fogão solar, forno solar, desidratador solar e secador solar.
Então para evitar surpresas desagradáveis pesquise a origem da mistura de PVC da sua Janela, veja se ela foi homologada com ensaios e claro, desconfie de ofertas de ocasião. Pesquise na internet sobre comentários de clientes antigos e o mais importante visite obras instaladas, invista com consciência, sempre existe um produto de qualidade disponível para consumo. Faça valer sua garantia!
Pintura em perfis de PVC
A forma mais usual de se ter Janelas de PVC coloridas a base de pintura é anterior a fabricação, isso é, nos perfis. Dessa maneira se seleciona a cor da pintura em cada uma das faces, é comum a utilização de cores diferentes em cada uma das faces para se adequar as necessidades estéticas arquitetônicas dos mais diferentes projetos, se solicita o perfil nesta cor ao fornecedor, ou se faz a pintura na própria empresa fabricante de janelas e após se inicia o processo de fabricação das janelas.
Mas existe também a possibilidade de pintura após as janelas estarem instaladas, apesar de ainda não ser uma rotina no Brasil, principalmente porque muitas Janelas de PVC ainda se encontram na garantia, mas é um serviço muito rotineiro já na Europa. Da mesma forma que ocorre rotineiramente com janelas de madeira ou aço, é necessário se seguir alguns procedimentos e utilizar preparadores e tintas próprias, o resultado é bem satisfatório e normalmente possui de 5 a 10 anos de durabilidade.
fonte: http://www.onsitespraying.org/spraying-services/pvc-window-painting/