-
Contramarco
-
Conjunto de perfis horizontais e verticais fixos que eventualmente guarnecem o contorno do vão servindo, por sua vez, para fixação de marco, que pode ou não ser utilizado
-
Contrapino
-
Pequena cavilha de ferro, de duas pernas, que atravessa na ponta de um eixo ou parafuso para manter no lugar porcas e arruelas.
-
Contrapiso
-
É a camada, com cerca de 3 centímetros de espessura, de argamassa de cimento e areia com consistência de farofa (traço comum 1:5 / 1:6), que nivela o piso antes da aplicação do revestimento.
-
Controle de qualidade
-
Conjunto de procedimentos de teste, observação e pesquisa feitas por uma empresa para garantir a qualidade de seus produtos.
-
Corpo de prova
-
Amostra do concreto endurecido, especialmente preparada para testar propriedades como resistência à compressão, módulo de elasticidade, etc, através de uma prensa hidráulica. Os corpos de prova podem ser moldados em cilindros com concreto fresco, seguindo as recomendações e procedimentos das normas vigentes ou retirado do concreto já endurecido usando um equipamento chamado extrator de testemunhos.
Para ensaios de desempenho de janelas os elementos também são comumente chamados de corpos de prova.
-
Corrimão
-
Apoio para a mão colocado ao longo das escadas.
-
Corrosão
-
Deterioração e remoção por ataque químico.
-
Corrosivo
-
Que danifica e destrói progressivamente.
-
Cota
-
Toda e qualquer medida expressa em plantas arquitetônicas.
-
CREA
-
CREA é a sigla de Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, que são entidades atuantes a nível estadual e constituem a manifestação regional do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), sendo responsáveis pela fiscalização do exercício profissional da área tecnológica em âmbito regional. O CREA tem função de verificar, orientar e fiscalizar o exercício profissional com a missão de defender a sociedade da prática ilegal das atividades abrangidas pelo sistema CONFEA/CREA.