-
Obra
-
Um edifício em construção. Qualquer tipo de construção em andamento. Cada uma das tarefas especiais de uma construção. A produção de um artista.
-
Obra branca
-
Todo trabalho de carpintaria que ficará aparente.
-
Ogiva
-
Forma característica das abóbadas góticas.
-
Oitão
-
Parede lateral de uma construção situada sobre a linha divisória do terreno; o termo é muitas vezes confundido com empena, porque, nos séculos passados, era comum encontrar construções com telhado de duas águas paralelas ao alinhamento do lote.
-
Ombreira
-
Cada uma das peças verticais de portas e janelas responsáveis pela sustentação das vergas superiores.
-
Open plan
-
Open plan é um termo genérico utilizado principalmente na arquitetura, no design arquitetônico e de interiores para referir-se a qualquer plano que utilize grandes espaços abertos e minimize o uso de salas pequenas e fechadas, como escritórios privados.
O termo também pode se referir ao paisagismo de moradias, parques empresariais, etc., em que não há limites de propriedade definidos, como sebes, cercas ou paredes. Em design residencial, open plan ou conceito aberto descreve a eliminação de barreiras, como paredes e portas que, tradicionalmente separaram áreas distintas, funcionais, como cozinha, sala de estar e sala de jantar. -
Orelha seca
-
Orelha seca é um regionalismo popular brasileiro que refere-se ao operário de obra, peão ou, mais especificamente, ao servente de pedreiro.
A origem da expressão 'orelha seca' provém de uma característica observada nas orelhas de alguns desses profissionais, apresentando aspecto seco devido ao sol e ao transporte de latas de argamassa nos ombros que eventualmente pode cair respingos de argamassa na orelha causando ressecamento da pele. -
Orientação
-
Posição da construção em relação aos pontos cardeais.
-
Ornato
-
Adorno. Elemento com função decorativa.
-
Oxidação
-
Ferrugem. Processo em que se perde o brilho pelo efeito do ar ou por processos industriais.