-
Vidro bisotado
-
Aquele que tem na borda um chanfro de 2 a 3 cm, dando efeito de facetado.
-
Vidro canelado
-
O vidro canelado é um tipo de vidro impresso obtido a partir do processo de estiragem do vidro liso. As ondulações na sua superfície promovem a privacidade no ambiente interno e uma boa difusão da luz.
-
Vidro Jateado
-
Aquele que passa por um processo de jato de areia que o torna áspero, mancha ao toque de mãos.
-
Vidro laminado
-
Vidro laminado é um tipo de vidro de segurança que mantém em conjunto os estilhaços quando quebrado. O vidro lamindo passa por um tratamento especial composto por diversas camadas geralmente unidas por polivinil butiral (PVB) ou resina para torná-lo mais resistente a impactos.
-
Vidro lapidado
-
Aquele que tem as arestas da borda eliminadas (lapidadas) através de uma ferramenta impedindo que ao toque não cause ferimentos ou cortes.
-
Vidro Temperado
-
Aquele que passa por um tratamento especial de aquecimento e rápido arrefecimento para torná-lo mais resistente a impactos. Devido a suas características, este vidro ao ser quebrado se estilhaça em inúmeros pedaços pequenos o que o torna-o menos susceptível a causar ferimentos nas pessoas. Ele é de grande utilidade em termos de segurança.
-
Vinil
-
Tipo de plástico apropriado para revestir e paredes.
-
Viscosidade
-
A viscosidade está relacionada com o atrito entre as moléculas do fluido, podendo ser definida como a resistência ao escoamento que os fluidos apresentam sob influência da gravidade (viscosidade cinemática). Viscosidade absoluta, ou viscosidade dinâmica, é o produto da viscosidade cinemática pela densidade.
-
Vitrificado
-
Material que assume a aparência do vidro. Muitas vezes, resulta da aplicação de uma camada de vidro sobre outro material.
-
Vitrô
-
Pequena janela fechada com vidros que podem formar desenhos