-
Sacada
-
O mesmo que balanço, balcão. Varanda ou terraço elevado.
-
Sacado
-
Pequena varanda. Qualquer espaço construído que faz uma saliência sobre o paramento da parede. Balcão de janela rasgada até ao chão com peitoril saliente.
-
Sacrário
-
Lugar reservado em igreja, templo ou casa para a guarda de objetos sagrados. Pequeno armário no altar onde se guardam hóstias e objetos de veneração
-
Sacristia
-
Recinto pertencente ou situado junto a uma igreja, destinado à guarda de objetos sagrados e vestimentas sacerdotais.
-
Saia
-
Saia é o acabamento feito com uma faixa de 10cm a 15cm para esconder a cuba de lavabos e lavatórios aparentes que não terão gabinete ou armário.
-
Saia-e-camisa
-
Tipo de forro de madeira em que as tábuas se encaixam e formam reentrâncias e saliências. A tábua reentrante é chamada de saia, e a saliente, de camisa. Também chamado de saia-e-blusa
-
Saibro
-
Areia grossa, encontrada em jazidas próprias, de cor avermelhada ou amarelo-escura. Pode ser usada na composição de argamassas
-
Sala íntima
-
Sala íntima, na arquitetura, é um cômodo da residência (normalmente uma segunda sala) de uso particular da família, com certa restrição aos visitantes). A sala íntima deve ser um ambiente confortável com poltronas, tv, computador, tapetes, estante com livros, etc.
-
Sanca
-
Moldura, normalmente em gesso ou madeira, instalada no encontro entre as paredes e o teto. Pode ter diversos formatos e ainda embutir ou não a iluminação.
De acordo com o formato, as sancas podem ser classificadas como:- Sanca aberta - quando existe uma abertura voltada para o centro do teto, permitindo uso de iluminação. Neste caso a iluminação é projetada da sanca para o teto;
- Sanca invertida - quando exite um rebaixamento do forro no centro fazendo com que a abertura da sanca fique voltada para a parede. Neste caso a iluminação é projetada da sanca para as paredes.
- Sanca fechada - quando não existe abertura, não permitindo o uso de iluminação indireta.
-
Sanefa
-
Sanefa é uma tira larga localizada na parte superior das cortinas ou persianas, pode ser produzida em madeira ou tecido. Tem tanto função decorativa como a de ocultar os trilhos das cortinas.