-
Tabatinga
-
Argila branca untuosa usada como pigmento branco de tintas ou, em suspensão aquosa, como tinta de caiação
-
Tabeira
-
Peça de contorno no perímetro e arremate em pisos.
-
Tabique
-
Tabique são paredes pouco espessas e leves, sem função estrutural, usadas como paredes divisórias ou de compartimentação, dividindo os espaços limitados as paredes principais. O tabique normalmente é feito com tijolos vazados simples ou outros materiais (blocos ou placas de argamassa leve concreto, madeira, etc.) rebocado com gesso em uma ou duas faces, dependendo do uso.
-
Tábua
-
Peça de madeira plana e delgada, própria para pisos
-
Tábua corrida
-
Piso de tábuas encaixadas em geral largas e contínuas
-
Taco
-
Cada uma das pequenas peças de madeira que formam o parquet
-
Talabarte
-
Equipamento de Proteção Individual (EPI) utilizado para evitar quedas. O sistema individual de proteção de queda é formado por um dispositivo de ancoragem, um dispositivo de união e um cinturão paraquedista. O talabarte é um dispositivo de união dentro deste sistema e tem a função de conectar o trabalhador à estrutura ou servir de elo entre o cinturão paraquedista e um dispositivo de ancoragem.
-
Tapume
-
Vedação provisória feita de tábuas que separa a obra da rua.
-
Tatajuba
-
Madeira de grande resistência, proveniente da região amazônica, usada em caibros ou vigas. Seu tom é amarelo-queimado
-
Taxa de ocupação
-
A taxa de ocupação é definida como a porcentagem máxima de construção em projeção horizontal permitida em um lote ou gleba, constituindo-se de um instrumento de controle do crescimento urbano tradicionalmente encontrado na maior parte das leis de zoneamento e de edificações em todo o mundo. Traduz-se em um limite de ocupação dos terrenos de uma determinada zona da cidade e em conjunto com outro instrumento de controle urbanístico - o coeficiente de aproveitamento do solo - pode vir a indicar a configuração que o tecido urbano próprio daquela zona virá a assumir ao longo de seu desenvolvimento.
A taxa de ocupação é válida somente para o plano horizontal do lote em questão, não importando, portanto, a altura da construção ou seu número de pavimentos - os quais são controlados por outros instrumentos, como o já citado coeficiente de aproveitamento ou a limitação de gabarito. Os pavimentos superiores somente serão contabilizados na taxa de ocupação caso superem em área o pavimento inferior ou possuam elementos que ultrapassem os limites do pavimento inferior.