-
Piso Vinílico
-
Piso mais conhecido pelo nome de um dos fabricantes, Paviflex da Tarkett, sendo de 30x30 cm, 60x60 ou em forma de rolos, placas retangulares de espessuras diversas (1,6- 2,0 mm), existindo com e sem texturas (manchas características) e o de alto tráfego. O piso vinílico é bom isolante elétrico e térmico, é de fácil aplicação, tem uma qualidade estética superior e não causa sujeiras na execução, sendo algumas das vantagens do uso deste material.
-
Pivô
-
Dispositivo que permite a rotação de uma folha móvel, de forma que, por ocasião da abertura, uma das partes desta folha se projete para o exterior e a outra, para o interior, em relação ao plano de alvenaria
-
Placa de obra
-
Instrumento padronizado obrigatório que serve para que os órgãos fiscalizadores observem quem é o responsável por cada tipo de serviço contratado, no Brasil é obrigatório o recolhimento de taxa no CREA da Região desse mesmo profissional, podendo sofrer advertência e multa no caso de inexistência desta.
É definida no Art. 16 da Lei 5194, de 24/12/66: “Enquanto durar a execução de obras, instalações e serviços de qualquer natureza, é obrigatória a colocação e manutenção de placas visíveis e legíveis ao público, contendo o nome do autor e co- autores do projeto, em todos os seus aspectos técnicos e artísticos, assim como os dos responsáveis pela execução dos trabalhos.”
Conforme a mesma Lei é competência Crea Fiscalizar a colocação da placa (fixação e conteúdo), inclusive se a mesma define corretamente a atividade elaborada, o nome, o título e número de registro dos profissionais autores e co-autores (R.T.s e co-R.T.s) das obras / serviços.
O Manual de Fiscalização do Confea especifica que é obrigatório no mínimo:- Projeto de Arquitetura (inclusive para reformas ou arquitetura de interiores);
- Projeto Estrutural (sondagem, fundação e calculo da estrutura);
- Instalações Prediais (Elétrica, telefonia, Hidrossanitária, Gás e Pluvial);
- Execução (Responsabilidade Técnica);
- Qualquer outra atividade técnica especifica também é obrigatório constar.
O Ministério do Trabalho exige uma com o horário de trabalho e descanso.
-
Plano inclinado
-
Rampa, elemento vertical de circulação.
-
Planta Baixa
-
Representação gráfica de uma construção onde cada ambiente é visto de cima, sem o telhado.
-
Planta de situação
-
A planta de situação ou planta de localização é parte integrante do projeto de arquitetura que tem como finalidade situar o lote ou a terra em relação aos logradouros e demais terrenos que compõe a quadra. A planta de situação deve conter as dimensões do terreno, os afastamentos frontal e laterais e recuos, orientação geográfica (norte), dimensões dos passeios e ruas, nome dos logradouros, dentre outros elementos.
-
Plataforma de trabalho
-
Plataforma onde ficam os trabalhadores e materiais necessários à execução dos serviços.
-
Platibanda
-
Prolongamento do alinhamento da parede externa, acima dos frechais, para camuflagem do telhado. A platibanda é sempre contornada por calha e rufo.
-
Pó de pedra
-
Material proveniente da britagem de rocha, que passa na peneira de malha 6,3mm. É usado na construção civil em: obras de terraplenagem como material para sub-base e estabilizador de base, pavimentação, usinas de asfalto, produção de argamassa para assentamento e emboço, etc.
-
Policarbonato
-
Material sintético, transparente, inquebrável, de alta resistência, que substitui o vidro no fecho de estruturas. Garante luminosidade natural ao ambiente.