FAÇA isso em casa!
Na ultima vez que visitei a Europa aproveitei para ir a Feira Batimat de Paris. A Batimat já é uma marca conhecida de feiras da construção civil, e aqui na América são famosas as de São Paulo (abril) e a de Buenos Aires (junho) Veja: FEIRAS E EVENTOS.
Visitando uma empresa fabricante de perfis de PVC para janelas italiana, recebi um Kit de testes de Janela, e lá um dos testes me chamou muito atenção, era um isqueiro (ou bimbo como em algumas regiões do Brasil).
Como o Teste se chama Check-up de Janelas eles criaram uma maneira de poder verificar se o vidro atende necessidades de desempenho térmico e acústico utilizando a chama refletida do isqueiro. Sabemos que o perfil é importante, mas o vidro tem papel fundamental nesse processo afinal ocupa entre 70% a 80% do vão aberto na parede.
Vamos ao teste:
A ideia é ascender o isqueiro na frente do vidro da janela e observar o reflexo das chamas!
A chama é refletida pelas faces do vidro, então se você consegue ver pelo menos duas chamas refletidas significaria que é um vidro simples (não duplo, insulado). A distância entre as chamas, com a experiência também permite saber se o vidro é laminado simples, mas isso vai ocorrer com o tempo (é só treinar). Assim, se o vidro da janela é duplo, aparecem dois pares de chamas, e se um deles é laminado por sua vez, essa chama estará mais afastada que a primeira.
Basicamente é isso, colocar o isqueiro, aceso, na frente do vidro das janelas e testar se o que foi comprado ou especificado foi entregue. Para facilitar as coisas, traduzi o que dizia nas instruções do teste (que estava em francês, pois a feira era na França), e se você quiser sair testando janelas por aí, de casa ou do escritório e saber se é um vidro de qualidade coloquei aí em baixo um resumo das possibilidades de resultado no reflexo da chama no vidro.
Eles separaram em dois tipos de desempenho, Acústico e Térmico, pois sabemos que os vidros desempenham papel diferente em cada uma das situações, na questão acústica foi usado o parâmetro de Decibéis dB e na térmica foi considerado o isolamento proporcionado por essa janela comparado ao seu custo (fácil de fazer em países de economia controlada) e o número de anos que a economia gerada (eficiência térmica) leva para pagar o investimento na janela.
Veja os resultados:
Acústica (som)
2 Chamas –
vidro simples, normalmente a capacidade de isolamento não passa de 25dB
4 Chamas em distâncias iguais, duas a duas –
vidro duplo simples, este tipo de composição atinge entre 30dB à 35dB, se adaptado a uma janela de qualidade.
4 Chamas sendo a distância entre elas diferentes, duas a duas –
vidro duplo acústico, é a melhor composição e capaz de atingir entre 40dB a 43dB se a janela seguir as mesmas características.
Térmica (calor/frio)
2 Chamas –
são janelas que desperdiçam calor, não isolantes, vai demorar mais de 40 anos para a economia com sistemas de ar condicionado ou calefação pagarem o investimento da janela (se você não tivesse janela – vão livre/aberto).
4 Chamas em distâncias iguais, duas a duas –
nesse caso já se tem uma janela bem eficiente termicamente, e ela dependendo do tamanho e do tempo que se mantém o ambiente climatizado por dia, levará entre 20 e 50 anos para pagar o investimento.
4 Chamas sendo uma delas em cor diferente (normalmente violeta – você percebe uma cor diferente) –
o aparecimento de outra cor indica um vidro com baixa emissividade, isso é, ele aumenta a eficiência térmica, e o retorno do investimento é de máximo 25 anos.
6 Chamas sendo que em duas delas ocorre cor diferente –
o top dos vidros, é um vidro triplo, com duas câmaras, e sendo dois vidros com baixa emissividade, o retorno nesse caso não ultrapassa 20 anos.
É importante lembrar que quanto melhor o vidro, mais alto é o investimento, por isso que foi utilizado os anos de retorno, que é o quanto uma janela demora para se pagar em economia, e pode não parecer muita a diferença de 20 para 40 anos mas a perda de calor é grande, e é importante lembrar que existem outros fatores envolvidos como a proteção ambiental por exemplo, pois se diminui o consumo de energia.
Também vale ressaltar que esse é um teste caseiro, mas bem eficiente, para saber o real desempenho de uma Janela é necessário encaminhar para um laboratório e fazer o ensaio em condições controladas.
De um modo geral este é um teste rápido, e que pode demostrar a qualidade do vidro utilizado nas Janelas...
Essa é para compartilhar e popularizar, vamos lá!