Objetivo é adequar a NBR 15.930 à Norma de Desempenho
Em vigor desde dezembro de 2011, a norma encontra-se em consulta nacional até outubro
As portas de madeira são as queridinhas dos brasileiros, mas isso tem um custo: o valor agregado elevado. A madeira que pode ser trabalhada e desenhada para diferentes propostas de fachadas está novamente na mira do projeto de norma ABNT NBR 15930. A Norma que está em vigor desde dezembro de 2011 agora conta uma revisão.
A norma técnica NBR 15930-2 define os requisitos para o perfil de desempenho de portas de madeiras e sua respectiva classificação de acordo com o nível de desempenho de ocupação e uso. O requisito foi adequado com o objetivo de atender à norma de desempenho da construção civil NBR 15575 que dá as diretrizes sobre o tempo médio de vida útil de uma porta de madeira.
Além disso, a revisão abrange a inserção de novos ensaios, que contemplam a avaliação da porta com base nas exigências do usuário e uma nova redação para o texto tornando-o mais claro e objetivo. A revisão pode melhorar a qualidade da fabricação de portas e garantir uma credibilidade maior para o setor que adquire o produto.
Acredita-se que as empresas já notaram um favoritismo dos clientes por produtos certificados, atualmente os produtos que buscam a excelência passam por nove ensaios. Com a revisão da norma, mais dois devem ser incluídos. Até o dia 22 de outubro o projeto de norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estará aberto para um consulta nacional, para participar dela, acesse o site.
Já no site www.psqportas.com.br é possível encontrar outras informações sobre o Programa e buscar as empresas que contam com produtos certificados.