O verão está chegando, mas você ainda tem dúvidas sobre o composto Policloreto de Vinila? A engenheira e expert em PVC, Priscila Andrade vai esclarecer as suas dúvidas.
Formada em Engenharia e atualmente Gestora de Desenvolvimento do portal Minha Janela de PVC, Priscila Andrade desvenda mitos e verdades sobre o PVC.
O que significa a sigla PVC?
PVC é a sigla pelo qual é conhecido o composto Policloreto de Vinila, um polímero composto por Carbono e Cloro que possui a capacidade de formar sólidos que possuem características especiais. Devido a estas características e sua durabilidade, o PVC é vastamente utilizado na construção civil, em canos, telhas, revestimentos, pisos e esquadrias.
São características do PVC:
- alta resistência química, excelente para regiões litorâneas;
- Resistente a fungos e bactérias, para uso em hospitais, hotéis e ambientes de alimentação;
- Isolante térmico e acústico, provendo conforto ambiental inigualável aos ambientes, além de economia de consumo com climatização;
- Não propaga chamas, sendo seguro ao uso em qualquer ambiente.
O PVC utilizado em esquadrias deve receber os aditivos de proteção contra raios UV (evitam o amarelamento) e modificadores que dão mais resistência. Cada fabricante desenvolve sua mistura e tem suas características de acordo com as necessidades do mercado que atua.
Casa na praia, uso madeira ou PVC?
O PVC utilizado para extrusão dos perfis utilizados nas janelas de PVC recebem aditivos que o tornam capaz de suportar as ações do tempo, tais como: proteção UV, permanência de cor e estabilidade. Sendo assim, apesar de ser comumente chamado de PVC, o composto base é o mesmo, mas a mistura é de responsabilidade de cada fabricante responsável pela extrusão dos perfis. Outro fator importante a se considerar é que não será necessária manutenção de pintura, o que sempre é desagradável em casas de veraneio que costuma ficar fechadas boa parte do ano. Ah, esqueça os cupins também.
Os perfis de PVC podem perder resistência ou amarelar sob a ação do sol?
Não, o PVC não perde suas características com o tempo, no caso de janelas de baixa qualidade essa característica costuma aparecer rapidamente, normalmente em menos de um ano. Uma vez que elas são afloradas com as mudanças de temperatura bruscas como no inverno, temos temperaturas baixas durante a noite e sol direto durante o dia, que apesar de não aquecer o ambiente, incide UV. Então, caso se tenha optado por uma janela de PVC não compatível para o clima brasileiro, a alteração de cor ou textura aparecerá rapidamente e será bem perceptível. Infelizmente, ainda temos casos de comércio deste tipo de material de baixa qualidade, por isso quando o preço for muito abaixo do mercado desconfie e pesquise mais.
Existem perfis de PVC com proteção UV (Raios Ultra Violeta) especificadamente? Ou todos são?
Não, o que existe é uma obrigatoriedade prevista na ABNT NBR 10.821-1, que cita para perfis de PVC o atendimento da Norma Europeia UNE-EN 12608: "Perfis em policloreto de vinilo (PVC-U para o fabrico de janelas e portas. Classificação, requisitos e métodos de ensaio." Que obriga a matéria prima a apresentar determinadas características químicas mínimas que o protegem da ação UV. O Brasil está elaborando atualmente a versão brasileira desta norma, e dentro em breve não será mais necessário seguir os padrões Europa.
Até que ponto o PVC resiste ao UV?
Depende da sua mistura, quanto maior a resistência UV normalmente menor a resistência estática, necessitando mais massa para realizar a fabricação dos perfis. Isso é, com a tecnologia conhecida hoje é necessário termos perfis mais pesados (com mais massa) para que eles sejam resistentes as pressões de vento e ao ataque UV, mas sabemos que a Pesquisa e Desenvolvimento nunca para e em breve conseguiremos aliar desempenho mecânico e resistência UV em perfis menos robusto.
As janelas de PVC possuem bom desempenho térmico? Por quê?
Sim, excelente, pois o PVC por se tratar de um polímero já possui naturalmente a capacidade de ser isolante térmico devido a conformação de suas cadeias moleculares extremamente longas. Além disso as câmaras de ar formadas dentro do perfil fazem com que se crie um formato que aumenta mais ainda esta capacidade isolante. Imagine uma porta de geladeira, usar janelas de PVC é o mesmo que manter a casa fechada com portas de geladeira, você não perde o frio que é produzido pelos aparelhos de ar condicionado para o lado de fora.
É possível ainda, a utilização de vidros duplos, os mesmo das geladeiras de bebidas, que fazem com que o ar entre os vidros forme uma camada isolante e ao mesmo tempo transparente.
Mas, nada disso pode ser aproveitado se a instalação for de baixa qualidade, pois a união entre as janelas e a parede deve ter excelente qualidade. Deve se utilizar espuma de boa qualidade em todo o perímetro, arremate e se fazer manutenção de instalação a cada 5 ou 7 anos, dependendo do clima.
Os perfis de PVC propagam o fogo?
Não, eles não propagam fogo, eles são classificados como autoextinguíveis, que significa dizer que só queimam se estiverem em contato direto com a chama, isto é, caso a fonte de fogo não esteja diretamente em contato com o perfil ele irá se apagar.
Posso colocar forro de PVC em varanda e garagem de alto padrão?
Normalmente os forros de PVC comercializados no varejo são de baixo desempenho, e baixo custo, mas existem opções de alto padrão disponíveis diretamente com os fornecedores sob encomenda. São opções que possuem espessura e comprimentos especiais para atender às exigências de projetos de alto padrão. Essas opções além de superiores em acabamento apresentam isolamento térmico e acústico muito bons.
Qual é a diferença entre forro de PVC rígido para forro de PVC flexível?
Os perfis de PVC utilizados para fabricação de janelas são considerados perfis rígidos enquanto os utilizados em larga escala como embalagens, roupas e produtos médico-hospitalares são flexíveis. Ambos apresentam excelente resistência mecânica, mas a maleabilidade é sua principal diferença.
Do que é feito o plástico PVC?
Plástico é uma definição dada de forma geral a todo material que é formado por polímeros, temo o PET polietileno das garrafas de refrigerante, que é um tipo de poliéster, o PU – poliuretano, um tipo de espuma, e até o poliestireno que é o isopor. O PVC é um desses polímeros, que tem como característica principal ser um isolante, tanto térmico como elétrico e acústico.
É correto dizer que o PVC usado para fazer esquadrias é o mesmo usado para fazer tubos e conexões? Por quê?
O PVC é a matéria prima, como se fosse a farinha de trigo em pães, mas a mistura que ele recebe é diferente, permitindo ter características necessárias para suportar a ação de UV (não necessária ao canos, por exemplo). Então a resina (PVC) é a mesma, mas a mistura extrusada é diferente.
O PVC é uma resina bastante versátil, sendo a base para uma enorme gama de produtos, dentre eles esquadrias, tubos e conexões, embalagens, entre outros. O que você tem a dizer sobre o PVC?
Sim, voltamos a primeira questão, o PVC é fantástico e com eles podemos fazer muitas coisas, a construção civil foi um dos primeiros setores a conseguir aproveitar este material tão versátil. Depois da construção, foi a vez das embalagens e do setor automobilístico, e agora o setor têxtil tem feito uso da versatilidade e leveza do material.
* Foi feita uma pesquisa de mercado afim de descobrir as principais dúvidas de consumidores na hora de optar pelo composto Policloreto de Vinila (PVC). Em breve, novo post! :)